Orgulho do interior - segundo lugar no Concurso Cachorro do Ano 2011 da Gazeta do Povo

Zeus já está acostumado aos esforços incansáveis da família Garbelini, de Irati, a 150 km de Curitiba, para ter uma vida confortável. Desde filhote, ele não tem o movimento das pernas traseiras e, por isso, foi abandonado por seus primeiros donos. “A médica veterinária que cuidou dele disse que os donos não queriam ter um ‘cachorro quebrado’”, conta emocionada a dona de casa Cynthia Garbelini, que o resgatou assim que viu a história do animalzinho ganhar as páginas de um jornal da cidade, em 2009. Hoje, com dois anos de idade, Zeus foi presenteado com mais uma demonstração de carinho de seus donos: uma mobilização entre Irati e Ponta Grossa levou o dashchund do 27.º lugar (na primeira fase) para a segunda colocação do concurso Cachorro do Ano 2011, com 34.385 votos na final.

A campanha foi feita principalmente com panfletos. O resultado de cada etapa era aguardado com muita tensão. “Quando ele ficou entre os 30 cães, eu me senti como a mãe de um aluno que passa no vestibular. Saber que ele ficou entre os três primeiros foi a coisa mais linda do mundo. Por tudo o que ele passou, isto era algo que a gente devia para ele”, diz Cynthia.

A família nunca desanimou com o fato de Zeus precisar de tantos cuidados. Além do problema nas patinhas, por conta da vértebra quebrada, ele não controla a vontade de fazer suas necessidades, mas isto não foi problema para os Garbelini. “Ele precisou ficar dois meses em uma casinha pequena, sem se mexer, para consolidar a lesão. Todo santo dia, por três meses, eu passei meia hora com ele no colo para que tomasse um banho de sol”, conta Cynthia. Tanto cuidado deu resultado: em três meses a fratura se consolidou. Então, ela e seu marido Rodolfo vieram a Curitiba para tirar as medidas de Zeus e fazer a cadeira de rodas que permitiu a ele caminhar sem se arrastar. “A medicação não era cara. Zeus precisava apenas de alguém com vontade de dar amor e cuidados.”

Hoje, ele consegue até se firmar nas patinhas traseiras, ainda que por poucos segundos, sem a cadeirinha: mais uma vitória dele e de seus donos.

Para viver seu dia de estrela, o cãozinho foi trazido novamente para a capital e pela primeira vez ganhou um banho no pet shop.

Link - matéria GAZETA DO POVO:

0 comentários:

Postar um comentário


up