É o segundo ano que o concurso entrega a ração. Em 2010, a meta (também de 2 milhões) foi alcançada e três instituições receberam uma tonelada.
Neste ano, o internauta teve a opção de votar em quem gostaria que recebesse a ração: ao todo as ONGs receberam 67 mil votos. Apenas três dividiriam a ração, mas como o concurso não chegou ao mínimo de votos estabelecido, a ração será dividida entre as instituições, para que nenhuma seja prejudicada.
As ONGs beneficiadas são legalmente constituídas e se inscreveram previamente no concurso. Cada uma receberá em torno de 200 quilos de ração.
Para que as ONGs recebessem a ajuda de alimento para os pets, houve grande sensibilização com a causa e, além dos donos dos cães inscritos, muita gente deu seu voto solidário. Apesar da simpatia por um ou outro cãozinho, a preocupação e mobilização maior foi para atingir a meta e ajudar os bichinhos necessitados. Um internauta criou um evento no Facebook para que todos conhecessem o concurso. Mais de 100 mil pessoas foram convidadas e quase 20 mil participaram. Em outras redes sociais, as pessoas abraçaram a causa e divulgavam a página do Cachorro do Ano.
As manifestações começaram com a campanha e se tornaram uma causa maior. Na internet, muitos se mobilizaram para colaborar com instituições que cuidam de animais em situação de risco.
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