Lennon, o astro - Vencedor do Concurso Cachorro do Ano 2011 da Gazeta do Povo

Um pressentimento dizia à estudante de Biologia Andressa Mara Gonçalves, fã dos Beatles, que Lennon, um lindo cão sem raça definida, deveria ser o escolhido entre os seus outros 19 cães para participar do Concurso Cachorro do Ano 2011. Adotado após um atropelamento que o deixou sem a patinha direita, há um ano ele faz parte da grande família canina de Andressa. “Ele é muito doce e todos o acham muito querido. Eu queria que ele fosse longe no concurso, mas sabia que seria muito difícil”, conta a estudante.

A inscrição de Lennon foi feita a pedido de uma amiga que também compartilha o gosto pelo resgate de animais e tem 28 cachorros em casa. Com o cão na disputa, Andressa se envolveu de uma forma inesperada na campanha. “Eu o inscrevi porque queria mostrar o quanto os cães nos dão amor e carinho e podem nos fazer felizes mesmo que eles tenham algum probleminha”, declara.

Com este desafio em mente, Andressa angariou votos com amigos, colegas e familiares para construir a grande virada. Os cartazes colados na sala da faculdade e uma forte campanha nas redes sociais, somaram 7.360 votos na primeira fase da votação – posicionando-o na 17.ª colocação. A subida aconteceu na última fase e a dedicação focada na campanha o levou ao lugar mais alto do pódio, com 35.791 votos, na etapa final.

“Na primeira fase eu votei demais e estava tranquila até que assisti a um vídeo de uma menina dizendo que não dormia de tanto votar. Pensei ‘desse jeito o Lennon não vai ganhar nunca’ e comecei a votar ainda mais”, conta Andressa, sem imaginar que seu esforço levaria o cãozinho tão longe. A notícia de que ele estaria entre os três primeiros colocados foi recebida com incredulidade e uma explosão de emoção. “Quando me ligaram eu chorei e gritei. Ele sofreu comigo por causa dos vários abraços que dei”, brinca.

O encontro

Onde tem construção, geralmente tem um cachorro. Antes de se acidentar, Lennon vivia na companhia de pedreiros em Santa Felicidade. Morando em uma obra, ele tinha alimento garantido. Porém, em um fim de semana, quando o local estava vazio e o portão aberto, Lennon saiu – provavelmente em busca de comida – e foi atropelado.

Mesmo ferido, o cão retornou ao local e quando os trabalhadores voltaram encontraram o cão ferido e gemendo de dor. Preocupados, eles buscaram ajuda e o cãozinho foi levado a um consultório. Nos braços da médica veterinária Roberta Almeida, recebeu os primeiros cuidados. Por um mês, ela fez o possível para que o cão não precisasse ser sacrificado e ainda ganhasse um lar. “Muita gente se sensibilizou com a história dele, mas por ser um cachorro grande, sem raça e não ter uma perninha, ninguém o quis. Quando recebi o e-mail com a foto dele decidi adotá-lo”, conta Andressa, que o recebeu enquanto ainda se recuperava da amputação.

A energia de uma estrela

Muito calmo, Lennon chegou caminhando ao Pet Shop Animali Felici, em Santa Felicidade, para receber as regalias dignas de sua posição de campeão. Sem latir, rosnar ou chorar, ele não deu trabalho durante o banho, mas, segundo Andressa, é dentro de casa que o Cachorro do Ano 2011 se solta de verdade.

Chinelo nenhum está a salvo quando ele está por perto. Deixar um par esquecido pelo chão é a maneira mais fácil de perdê-lo para sempre. “Ele é um destruidor”, ri Andressa. “Em casa temos que fazer um estoque de chinelos e erguer os pares do chão.” Nem o xaxim de uma samambaia e a porta de sua casinha passaram batido pelos dentes do campeão.

Este comportamento, aliás, é o motivo pelo qual Lennon não usa prótese. “Já pensei em colocar uma, mas tenho certeza de que ele iria roê-la”, diz Andressa enquanto abraça Lennon, que se firma nas patas traseiras e quase alcança os ombros de sua dona.

22 irmãos

A casa de Andressa sempre tem espaço para mais um cãozinho – hoje são 20 e mais três gatos. Com a ajuda dos pais, Andressa dá a Lennon e seus irmãos de criação todo o cuidado de que precisam. Por mês, a família compra cerca de 250 quilos de ração para alimentar a todos.

O banho do campeão

Lennon viveu momentos de celebridade em uma sessão de banho, secagem e escovação feita no pet shop Animali Felici (Av. Toaldo Túlio, 2.145, Santa Felicidade – (41) 3273-6655).

matéria - GAZETA DO POVO

0 comentários:

Postar um comentário


up