Dicas para deixar seu pet comportado dentro e fora de casa



Xixi e cocô: antes de sair de casa, dê uma volta com seu cão e certifique-se de que ele fez tudo o que precisa. Se estiver em um ambiente fechado e ficar agitado, pode estar com vontade de fazer xixi ou cocô, fique atento, O cão não vai falar que “precisa ir ao banheiro”.

Etiqueta em qualquer idade: não mime o filhote em excesso. Quando ele crescer vai exigir a mesma atenção. A educação deve começar nos primeiros meses. Desde a infância ele precisa se socializar com outras pessoas e cães. Passeie no parque e na rua, ele precisa ver movimento para perder o medo. Restrinja o espaço do filhote, não o deixe ter acesso a toda casa. Se deixá-lo na sua cama, quando crescer vai querer continuar lá.

Cão que “monta” em tudo e demarcação excessiva: A castração é uma ótima solução. O cão fica mais calmo, para de “montar” em tudo que vê e não levanta a perna toda hora para demarcar território. Os gatos também ficam mais sossegados. Castrar os cães antes da puberdade é melhor ( 6 meses para o de pequeno porte e 9 meses para os de grande porte).

Latidos para as visitas: Quando ele fica preso na presença de visitas, desenvolve aversão pela campainha, desvie a atenção quando ela tocar, mande para caminha, jogue brinquedos e dê uma bolinha para ele correr atrás. Se latir, não o pegue no colo para contê-lo. Dessa forma você o apóia. Se ele estiver no colo e começar a latir, coloque-o no chão, só o pegue novamente se parar. Oriente seu convidado a não cumprimentar primeiro o cão, dirigindo-se primeiramente a você.

Como falar com seu cão: use o NÃO com tom de voz firme e imposição corporal, pois ele presta atenção na linguagem do corpo. Nunca use a palavra “não” junto com o nome, que deve ser usado só para chamar e recompensar. Ao repreendê-lo fique em uma posição superior. Use coleira com enforcador pequeno, que provoca uma pressão na nuca ao ser puxado. A mãe morde o filhote nesta região para reprimi-lo. Sempre use a palavra “Não” ao mesmo tempo em que puxa a coleira, pois causa o mesmo efeito.

Evite o comportamento dominante: ao abrir a porta, saia na frente do cão, na caminhada ele deve ficar ao seu lado e não à frente para se sentir líder. Não o deixe subir nos móveis, é um comportamento dominante que deve ser reprimido. Recompense os bons comportamentos. Não deixe ração à vontade, ele precisa de horários determinados para as refeições. As brincadeiras devem ser iniciadas pelos donos.

Exercícios: os cães precisam se exercitar, independente do porte. O ideal é 45 minutos por dia de exercício aeróbico, como caminhadas e corridas atrás da bola. Um cão cansado é um cão bom.

Fonte: Gazeta do Povo – Caderno Animal

0 comentários:

Postar um comentário


up