Acupuntura Veterinária

As pessoas perguntam muito sobre acupuntura veterinária ao voluntariado da ONG SOS AMIGO BICHO, devido a essas dúvidas resolvemos postar uma matéria sobre o assunto.






Por que ou como a acupuntura funciona? Por que colocar uma agulha no corpo leva à cura?

Tudo que ocorre no corpo requer um reflexo nervoso para acontecer. Se não há reflexo, então nada acontece. Também podemos ter o oposto, quando se tem muitos reflexos ao mesmo tempo. Em ambos os casos, quando a agulha de acupuntura é colocada no ponto correto, você corrigirá o bloqueio. Quando não se tem o reflexo nervoso e você remove o bloqueio, você permite ao corpo reestabelecer os reflexos normais à área deficiente e a função volta ao normal. Na situação de excesso de reflexos, a colocação da agulha no ponto de acupuntura correto faz com que o excesso de energia seja redirecionado à área deficiente.

O importante a se lembrar é que queremos que o corpo tenha um fluxo uniforme de energia, o que significa um corpo saudável. Quanto melhor a sua habilidade em escolher os"quemsomos.html" pontos de acupuntura corretos, melhor o seu sucesso e menos pontos de acupuntura serão requeridos. Ganhando experiência, você aprenderá que em uma condição haverá vários pontos de acupuntura a serem escolhidos para tratar dessa condição anormal. Alguns pontos darão resultados fracos ou lentos e em algumas condições apenas um ou dois pontos de acupuntura darão a você resultados imediatos. Se você for capaz de escolher o melhor ponto de acupuntura para corrigir a condição, então imediatamente após a agulha picar a pele o ponto de acupuntura será equilibrado. Quanto mais fraca for a seleção de pontos de acupuntura, mais importante se torna a sua técnica.

A doença ocorre quando você tem um desequilíbrio de energia, seja excesso ou deficiência. Quando você corrige o desbalanço, você corrige a doença. Provavelmente, a afirmação mais correta seria: corrigindo o fluxo de energia do organismo, o corpo se cura sozinho."

Resposta de Terry Durkes(*) na lista PVA-L@yahoogroups.com http://health.groups.yahoo.com/group/PVA-L/ em 5/3/2009. Tradução de Clarissa Niciporciukas

TRATAMENTOS

Alergias - um desafio para a Medicina
Dentre os vários problemas dos animais, e também das pessoas, as alergias são grandes desafios na medicina tanto ocidental como oriental.Na medicina ocidental o uso de antinflamatórios esteroidais é a praxe no tratamento da alergia aliviando os sintomas mas não curando a doença. Os efeitos são impressionantes recuperando o animal totalmente de seus sintomas, porem os efeitos colaterais do uso destes fármacos é devastador, especialmente no seu uso prolongado.

Sequela de cinomose
Infelizmente ainda vemos animais com problemas relacionados a falta de vacinação aqui no Brasil. Um deles é ma virose chamada cinomose. A cinomose é um vírus pelo ar que costuma afetar apenas cães. Inicia-se geralmente como uma gripe, causando sinais respiratórios de corrimento ocular, nasal, febre. Pode ainda causar vomito e diarréia. Com a evolução do quadro o vírus ataca o sistema nervoso / cérebro iniciando os problemas mais graves.

Tratando tumores com acupuntura
Com o avanço da veterinária tanto no tratamento como no diagnóstico cada vez mais temos animais mais velhos. Com o envelhecimento da população temos cada vez mais casos de tumores em cães. Diferentemente das pessoas a quimioterapia, apesar de bastante estudada, não tem um efeito considerado bom na maioria dos tumores, com exceção dos linfomas, geralmente ela é bem empírica e quando não usada corretamente pode causar maiores problemas que o próprio tumor em si.

Problemas renais e acupuntura
Um problema grave que a cada dia vem aumentando a sua incidência na clinica medica veterinária são os relacionados com a perda da função do rim em cães e gatos. O mais comum dentre todos os problemas renais é a insuficiência renal crônica que afeta principalmente animais mais velhos e em geral é fatal para estes animais.

Otites Crônicas
As otites crônicas são problemas bastante comuns em pequenos animais, exigindo um tratamento constante e cuidados de higiene reforçados. Mesmo com toda a terapia existe a possibilidade de por lesões crônicas na pele do conduto auditivo não se conseguir resultados bons mesmo tendo todos os cuidados clínicos é nesta hora que pode se tentar a acupuntura.

Hiperadrenocorticismo /Síndrome de Cushing
Um problema bastante comum na clinica muitas vezes tem um difícil tratamento por usar medicamentos que destroem a glândula adrenal que é a responsável pelo cortisol que esta em excesso nestes casos.

Implante de ouro em pontos de acupuntura
A displasia coxofemoral é um problema grave em animais de grande porte, especialmente os Rottweiler, pastores e dobermann. Animais com dificuldade para andar, andar com os membros fechados e que tem dificuldade para levantar especialmente pela manhã podem estar apresentando sinais de displasia coxofemoral.

Clínica de Dor
A Clínica de Dor é uma especialidade que aos poucos vai sendo reconhecida e procurada na medicina veterinária. Devemos sempre lembrar que sue animal sente dor é como você não se sente bem e necessita de cuidado. O interesse por esta área de atuação vem crescendo através do tempo, e em particular nesses últimos anos, nos diversos centros de pesquisa e hospitais visando o tratamento da dor aguda e crônica.


Em Irati (PR) a acupuntura veterinária é realizada na Clínica Veterinária VET-Q.
Rua Moisés de Oliveira, 806 - Bairro Rio Bonito
Tel: (42) 3422-7056

0 comentários:

Postar um comentário


up